Seminário avança na discussão sobre o uso de Biogás em transportes urbanos

Foto: ASCOM CEGÁS

A discussão sobre como implementar uma logística sustentável para os transportes urbanos em Fortaleza marcou a abertura da 7ª edição das Semanas Inovação Suécia-Brasil, nesta segunda-feira (19), no auditório da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS). Foi realizado na ocasião o seminário “Biogás: uma cadeia sustentável para o transporte público”.

Estiveram presentes à mesa a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o diretor-presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Suécia, Niklas Johansson, o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, o diretor de Assuntos Governamentais da Scania, Gustavo Bonini. Participaram do momento autoridades políticas locais e profissionais do segmento de Gás e Energia.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, fez palestra com o tema “A Experiência da Cegás no Fornecimento de Gás Natural Renovável”. “A CEGÁS tornou-se, desde maio passado, a primeira distribuidora do Brasil a injetar na sua rede de gasodutos o gás natural renovável (GNR). Obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição do lixo do aterro da Região Metropolitana de Fortaleza, o GNR já está sendo entregue a todos os clientes residenciais, comerciais, industriais e veiculares. Atualmente, 15% do gás natural comercializado no Ceará para esses segmentos já é completamente renovável”, disse Figueirêdo.

Para Izolda Cela, o plano de usar o biogás no transporte público representa uma inovação na preservação do meio ambiente e deve colocar o Ceará como um exemplo para todo o Brasil.

“Isso é uma das coisas mais promissoras que os compromissos de um governo podem assumir. Trata-se exatamente de transformar aquilo que hoje representa problema seríssimo, poluição, conflitos entre desenvolvimento e sustentabilidade. É redefinir essa cadeia que hoje é viciosa para um circuito virtuoso em que o lixo, por exemplo, o esgoto, os resíduos da agricultura, simplesmente se transforme em energia, que vai ser utilizada no transporte público, que por sua vez vai deixar de ser uma das áreas poluentes e que comprometem o bem-estar das pessoas”, disse.

O seminário reuniu especialistas suecos e brasileiros da cadeia de valor do biogás para compartilharem conhecimento e discutir as melhores formas de se implementar a cadeia sustentável na Capital. O encontro teve em sua programação workshops, painéis e palestras, além da apresentação de um ônibus da Scania movido a biometano.

O IVL (Instituto de Pesquisa Ambiental da Suécia) participou do evento com apresentação acerca da experiência do país nórdico na implementação de uma cadeia de biogás no transporte público

Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o exemplo positivo da Suécia que, em pouco mais de 20 anos, utilizou o lixo como fonte fundamental de combustível e energia no país, sendo referência para o mundo em políticas de sustentabilidade. Segundo ele, através de planejamento pactuado entre Governo do Ceará, Prefeitura e parcerias privadas, será possível implementar e ter resultados positivos para benefício da sociedade cearense.

“Além da questão da inovação em si, tem um ganho concreto para a sustentabilidade. Hoje nas cidades do Brasil as duas principais fontes de emissão de carbono na atmosfera são, nesta ordem, transporte público e lixo. Em fazer do lixo combustível para o transporte público, está se ligando as duas principais fontes de emissão de carbono. É algo possível de se fazer aqui. A ideia é que tenhamos pelo menos uma linha de transporte em teste na cidade. Se for mostrada a eficiência, poderemos replicar a experiência”, explicou.

Brasil-Suécia

O embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, enfatizou a importância do seminário para incentivar a pesquisa científica e o investimento público na energia sustentável.

“No mundo em que estamos vivendo, tanto no Brasil como na Suécia, temos passado por transformações cada vez mais rápidas e questionado velhos padrões. Com a introdução de novas tecnologias, novos modos de produção, novos produtos e indústrias completamente redefinidas. Neste contexto, o biogás possui um grande potencial. A Suécia possui hoje um dos transportes públicos mais limpos do mundo. O vasto conhecimento científico da Suécia e os incentivos do governo para isso fez com que 90% da rede de gás veicular seja composta por biogás. A substituição foi feita de forma gradativa e com benefícios a todos os setores. É possível fazer essa mudança”, afirmou.

O seminário é parte de uma extensa programação que tem por objetivo promover a Suécia como aliada de longo prazo do Brasil nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Entre os dias 19 e 30 de novembro, a Embaixada da Suécia, em parceria com entidades, instituições e empresas brasileiras, vai articular encontros de profissionais e universitários para discutirem esses temas.

Foto: ASCOM CEGÁS

Visita à GNR

Na manhã desta terça-feira, uma missão de técnicos da Suécia visitou as instalações da Estação de Transferência e da Planta de Produção de Gás Natural Renovável, empreendimentos realizados por meio da parceria entre a  CEGÁS, Prefeitura de Fortaleza e a Gás Natural Renovável Fortaleza.

A CEGÁS construiu um gasoduto de 23km e faz a distribuição do Gás Natural Renovável (GNR) proveniente do aterro sanitário da Região Metropolitana de Fortaleza para indústrias, veículos, comércio e residências da rede de clientes da empresa.

*com a Assessoria de Comunicação do Governo do Ceará

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing

E-mail: paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

CEGÁS inicia seleção de projetos para o Programa CEGÁS de Responsabilidade Social

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) iniciou nesta terça-feira, dia 20, o processo de escolha dos projetos a serem patrocinados pelo Programa CEGÁS de Responsabilidade Social 2018-2019. O lançamento do edital ocorreu na última segunda-feira, dia 19, na inauguração do Espaço CEGÁS de Cultura (Foto), com a presença da diretoria da empresa, da sub-secretária de Cultura do Ceará, Suzete Nunes, do secretário de Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, e convidados.

A processo de escolha se dará em forma de seleção pública e foi criado pela CEGÁS com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 20/11 a 5/12, diretamente no site da CEGÁS: www.cegas.com.br. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 01 de fevereiro de 2019.

Os projetos passarão pela análise de uma comissão constituída pela CEGÁS, além de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista. A seleção final será baseada na qualidade técnica do projeto, atendimento aos interesses da comunidade, viabilidade financeira e condições de sustentabilidade do projeto, além da potencialidade de consolidação da imagem da CEGÁS.

Poderão ser inscritos no Programa CEGÁS de Responsabilidade Social projetos aprovados por leis de incentivo como a Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

Serão selecionados projetos que levem cultura e esporte ao maior número possível de comunidades e escolas públicas nos municípios do Estado do Ceará, priorizando onde a CEGÁS estiver com sua rede de distribuição e os projetos que possam ser abrigados no Espaço CEGÁS de Cultura, em Fortaleza, bem como aqueles que se realizarem no período de 11/02 a 31/12/2019.

Edital do Programa CEGÁS de Responsabilidade Social:

Formulário de inscrição:

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing

E-mail: paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

 

Companhia de Gás do Ceará convoca mais onze aprovados em seu último concurso público

CONCURSO PÚBLICO

CONVOCAÇÃO PARA ADMISSÃO

O Presidente da Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no item 8 – Das Exigências para a Contratação do Edital do concurso, vem pelo presente convocar os candidatos, abaixo relacionados que deverão comparecer no prazo máximo de 05 (cinco) dias da data do recebimento desta convocação, munidos dos documentos abaixo, conforme item 8.6 do edital:

– Comprovação dos pré-requisitos/escolaridade constantes do Anexo II deste Edital;

– Certidão de nascimento ou casamento (conforme o respectivo estado civil);

– Certidão de nascimento dos filhos menores que 24 anos (para maiores de 21 anos apresentar também atestado escolar);

– Comprovante de residência com bairro e CEP;

– Título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição;

– Certificado de Reservista, para os candidatos do sexo masculino;

– Cédula de identidade;

– Carteira de trabalho e Previdência Social – cópia da página da foto e verso;

– Cadastro de Pessoa Física – CPF;

– Documento de inscrição no PIS ou PASEP, se houver;

– Cartão do SUS, extensivo aos dependentes;

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Tipo B, para os cargos de Técnico e Engenheiro;

– Declaração de que não exerce cargo ou função pública não-acumulável na administração pública federal, estadual ou municipal, conforme vedação constante das normas do parágrafo 10, Art. 37, da Constituição Federal;

– Folhas de antecedentes da Policia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedidas, no máximo, há seis meses;

– Certidão de distribuição emitida pela Justiça Estadual, expedida, no máximo, há 06 (seis) meses;

– Declaração de disponibilidade de horário de acordo com as necessidades do serviço;

– Currículo atualizado (assinado);

– 01 (uma) foto 3×4 recente; e

– Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos.

Fortaleza, 20 de março de 2018

Hugo Santana de Figueirêdo Junior

Diretor Presidente

 

RELAÇÃO DOS CONVOCADOS:

 

ANALISTA DE GESTÃO – ADMINISTRADOR
– ARTHUR SANTOS MARTINS
– JULIANA ORIÁ LEITE
– ELOÁ VIEIRA DE MACÊDO

 

ANALISTA DE GESTÃO – CONTADOR
– JULIANA ALMEIDA COSTA
– JOSEANA DAMASCENO FURTADO MARTINS

– TAIANNY STERPHANNY LIMA DO VALE

 

ASSISTENTE TÉCNICO – ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
– LUCAS SAMPAIO MEIRELES DE SOUSA
– TIBERIO CESAR QUEIROZ SAMPAIO
– MARCUS ANTONIO BORGES SALES
– WDO RENAN DAMASCENO
–  JORGE ALEXANDRE DE OLIVEIRA NETO

 

TV Cidade faz reportagem sobre cuidados com segurança no uso do Gás Natural Veicular e Residencial

A TV Cidade, retransmissora da Rede Record no Ceará, veiculou uma reportagem sobre os cuidados que os usuários devem ter no uso do Gás Natural em veículos e residências. Com entrevistas com os gerentes David Barbosa (Comercial) e Dalton Nascimento (Operação e Manutenção), a reportagem foi gerada parcialmente na sede Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e veiculada no principal programa noticioso da emissora. Clique no link abaixo e veja a reportagem completa.

 

Clique aqui para acessar o link da Reportagem sobre cuidados com segurança no uso do Gás Natural Veicular e Residencial.