CEGÁS e Scania apresentam caminhão 100% movido a GNV com biometano no Ceará

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) realizou, nesta terça-feira (27), um importante encontro com clientes industriais e operadores logísticos para apresentar as vantagens do uso de caminhões movidos 100%  a Gás Natural Veicular (GNV), composto com até 15% de biometano, obtido a partir do tratamento de resíduos orgânicos gerados no aterro sanitário de Caucaia.

A iniciativa, fruto da parceria estratégica com a Conterrânea e a Scania Brasil; e apoio da SETCARCE (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará) e EXPOLOG (Feira Internacional de Logística), reforça o compromisso da CEGÁS com a transição energética e a promoção de soluções sustentáveis para o transporte de cargas no Ceará.

Durante o evento, foram compartilhados os resultados do recente teste operacional de um caminhão 100% movido a GNV, realizado no percurso Fortaleza-Sobral-Fortaleza, com a colaboração estratégica da Tijuca Alimentos. A experiência demonstrou, na prática, os benefícios econômicos e ambientais da utilização do gás natural, combustível mais limpo e eficiente, que contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e dos custos operacionais das empresas.

O encontro reafirma a posição da CEGÁS como protagonista na promoção de soluções energéticas inovadoras, alinhadas aos princípios de sustentabilidade e eficiência, essenciais para o futuro do setor de transporte e da indústria cearense. A Companhia está avançando na expansão do uso do gás natural para o transporte de cargas no Estado e mira também o transporte público.

Atualmente, a CEGÁS já opera no chamado “corredor sustentável” da BR-101, que conecta sete estados do Nordeste, e está em fase de construção de um segundo corredor pela BR-116, rota estratégica para o escoamento de cargas — especialmente da fruticultura — em direção ao Porto do Pecém. Segundo Gustav Costa, diretor técnico e comercial da CEGÁS, “a BR-116 tem grande movimentação de cargas do interior da Bahia até o Ceará. Estamos trabalhando com os demais estados do Nordeste para consolidar esse corredor, especialmente para atender o escoamento de produtos como frutas, além da indústria e comércio”.

Além disso, a empresa negocia com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) um projeto-piloto para testar ônibus urbanos movidos a gás natural. “Estamos começando a quebrar essas barreiras. Hoje, por exemplo, estamos desenvolvendo um projeto com a Etufor, voltado ao transporte público urbano de passageiros utilizando gás natural”, afirmou Miguel Nery, presidente da CEGÁS, em entrevista ao jornal O Povo durante o evento. As conversas já envolvem o presidente da Etufor, George Dantas Paiva, e o diretor técnico do órgão, Jardson Cruz, para avaliação da viabilidade técnica e econômica da proposta antes de sua apresentação ao Sindiônibus, Prefeitura e Governo do Estado. “Em Bogotá, a frota urbana é praticamente toda a gás — são cerca de 1.200 ônibus. Isso mostra que é viável”, reforçou Miguel Nery.

Se no transporte público as discussões ainda estão em estágio inicial, no setor de cargas a operação já é realidade. “A solução para o transporte de carga é diferente porque depende das rotas de maior movimentação”, explicou Gustav Costa. Na BR-101, o corredor sustentável já está ativo e a CEGÁS trabalha na instalação de bicos de alta vazão para o abastecimento mais rápido de veículos pesados.

A estratégia da CEGÁS também contempla novos diálogos com a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria da Saúde para avaliar o uso do gás em viaturas e ambulâncias, bem como com o Metrofor, com o objetivo de estudar a possível conversão das locomotivas para operação a gás natural.

O evento contou com importantes contribuições de parceiros estratégicos. Reuniu operadores logísticos, lideranças industriais e representantes políticos, como o senador Júlio Ventura, em um ambiente de troca estratégica sobre soluções de economia e sustentabilidade para frotas pesadas.

Antônio Celso Mendonça, Gerente Executivo de Sustentabilidade da Scania Brasil, destacou a importância do GNV para um transporte de cargas mais sustentável, ressaltando a parceria com a CEGÁS e a visão da Scania para o mercado nordestino, que cresce em ritmo acelerado.

Já Claudia Pinto, Gerente Geral Comercial da Conterrânea, compartilhou a experiência da empresa na distribuição de caminhões movidos a GNV, enfatizando as expectativas de mercado e uma visão otimista sobre o futuro da mobilidade sustentável no Ceará e na região Nordeste como um todo.

HUB DO GÁS E CORREDOR AZUL: PILARES DA TRANSIÇÃO

A consolidação do hub do gás no Ceará e o desenvolvimento do Corredor Azul — rota logística alimentada por GNV — representam marcos fundamentais para a descarbonização do transporte rodoviário. O uso de gás natural, em especial com a crescente participação do biometano, promove uma significativa redução nas emissões de CO₂ e coloca o Estado em posição estratégica na economia de baixo carbono.

A CEGÁS tem atuado fortemente nessa agenda, expandindo sua infraestrutura de distribuição e integrando o gás natural renovável à sua rede. Com essas iniciativas, o Ceará reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do Ceará, promovendo soluções energéticas mais limpas e eficientes para todos os setores produtivos.

Quer saber como o GNV pode transformar a sua frota?

Entre em contato com a equipe da CEGÁS e conheça as oportunidades já disponíveis para frotas empresariais e operadores logísticos.

CEGÁS e Abrasel realizam série de eventos para fortalecer o setor gastronômico do Ceará

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) firmou uma parceria estratégica com a secção cearense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para apoiar uma série de eventos ao longo de 2025, com o objetivo de estreitar o relacionamento com o segmento comercial de gastronomia e impulsionar o desenvolvimento do setor no Estado.

Destaque para a 19ª edição do Festival Brasil Sabor, que segue até 1º de junho. Com o tema “A Celebração da Cozinha Brasileira”, o evento reúne restaurantes de 18 estados e do Distrito Federal, promovendo a valorização de ingredientes regionais e a criatividade dos chefs, que oferecem pratos exclusivos a preços promocionais.

Além do Brasil Sabor, a parceria contempla outras importantes iniciativas:
Festival Sabores do Mundo, realizado de 15 a 17 de maio no Shopping RioMar Fortaleza, uma verdadeira viagem gastronômica que marcou o lançamento oficial do Brasil Sabor no Ceará, reunindo pratos típicos de diversos países, música ao vivo, espaço pet-friendly e ações sociais.
Semana do Conhecimento, promovida de 5 a 8 de maio, no Senac Aldeota, reuniu importantes nomes do setor de bares e restaurantes em uma programação intensa de palestras, workshops e oficinas. Entre os destaques estiveram Rodrigo Oliveira, chef e ex-jurado do MasterChef Brasil; Sergio Molinari, fundador da Food Consulting e Food Experts; e Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. O evento teve como objetivo qualificar profissionais do setor, aumentar a produtividade e estimular a inovação nos empreendimentos gastronômicos, integrando o Projeto Propulsão, em parceria com Sebrae e Senac.

O presidente da Abrasel, Taiene Righetto, agradeceu o apoio da CEGÁS aos eventos e destacou a importância da parceria para o segmento de gastronomia. “O consumo de gás é uma matéria-prima extremamente vital e representa um custo significativo para bares e restaurantes. Por isso, essa parceria com a CEGÁS surge como uma excelente oportunidade para reduzirmos nossos custos e utilizarmos um produto mais sustentável”, disse Righeto.

O presidente da CEGÁS, Miguel Nery, afirmou que a parceria com a Abrasel está alinhada à missão da companhia. “A CEGÁS reforça seu compromisso com o estímulo à cultura gastronômica, à sustentabilidade e ao fortalecimento da economia criativa no Ceará e no Brasil, bem como com a modicidade tarifária”, disse Nery.

Saiba mais sobre o Festival Brasil Sabor e confira os participantes: www.brasilsabor.com.br

Quer saber como o gás natural pode tornar seu restaurante mais eficiente, sustentável e competitivo?
Entre em contato com a CEGÁS pelo WhatsApp (85) 3266-6900 e fale com nossa equipe!
Aproveite para conhecer as vantagens do gás natural para bares e restaurantes e tirar todas as suas dúvidas.

👉 Chame a CEGÁS agora: (85) 3266-6900

Cegás testa caminhão de frotas pesadas movido 100% a gás natural em parceria com Tijuca Alimentos e Scania/Conterrânea

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) deu mais um passo estratégico rumo à transição energética no transporte de cargas no Ceará. Em parceria com a Conterrânea/Scania, foi iniciado, na última quarta-feira, um teste operacional de um caminhão movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV), no percurso Fortaleza-Sobral-Fortaleza.

O teste contou com a colaboração estratégica da Tijuca Alimentos, que avalia a possibilidade de adquirir esses equipamentos. A experiência teve ainda o apoio dos postos Bandeira Branca (BR-222 – Caucaia) e Umarituba (Horizonte).

O diretor Técnico e Comercial da CEGÁS, Gustav Costa, destacou que a ação integra a estratégia da companhia de ampliar o uso do gás natural em veículos comerciais, promovendo uma alternativa energética mais limpa e eficiente.

“O gás natural tem cerca de 15% da sua composição formada por biometano, um combustível renovável produzido a partir de resíduos orgânicos”, afirmou Costa.

Na próxima terça-feira, dia 27, a partir das 14h30, a CEGÁS promove, em parceria com a Conterrânea e a Scania Brasil, um encontro para apresentar aos seus clientes industriais e comerciais as vantagens de utilizar caminhões movidos a gás natural em suas frotas corporativas,  uma alternativa mais sustentável e alinhada aos princípios da transição energética.

Campanha “Compare Agora” – Cegás, conquista troféu no Prêmio ACADi 2025

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) foi premiada com o troféu de segundo lugar na categoria “Melhor Campanha para o Setor Público” no Prêmio ACADi 2025. O case vencedor — “Compare Agora” — foi desenvolvido em parceria com a Rock Digital e destacou-se pela capacidade de posicionar o gás natural como uma solução econômica, segura e sustentável para o dia a dia dos cearenses.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última terça-feira (21), em Fortaleza, promovida pela Associação Cearense de Agentes Digitais (ACADi), que reúne mais de 50 agências associadas no estado. Em sua sexta edição, o prêmio contou com a participação de 17 agências e mais de 120 cases inscritos em 13 categorias, reconhecendo os trabalhos mais inovadores e impactantes da comunicação digital cearense.

Sobre a campanha

Lançada em um cenário desafiador, a campanha “Compare Agora” teve como missão informar, educar e engajar o público, transformando resistência em adesão. A proposta foi evidenciar os diferenciais do gás natural para os segmentos residencial, comercial e automotivo, com foco em três pilares: economia real, segurança e sustentabilidade.
A estratégia combinou ações de mídia segmentada, iniciativas presenciais como as Blitz CEGÁS, e ferramentas digitais, como simuladores online de economia, impactando diretamente motoristas de aplicativo, famílias, comércios e gestores de condomínios.

Resultados

O gerente de Comunicação e Marketing da CEGÁS, Paulo Mota, destacou a contribuição da campanha para os resultados da companhia:
“Em 2024, a CEGÁS registrou um total de 33.507 clientes, com um crescimento de 14,2% em relação a 2023. Realizamos uma pesquisa entre os novos clientes e 38% afirmaram que conheceram a empresa por meio das nossas ações de comunicação”, afirmou.
O presidente da CEGÁS, Miguel Nery, parabenizou os envolvidos e ressaltou que a premiação fortalece a presença da marca no mercado, alinhada à missão da companhia:
“Mais do que uma campanha comercial, ‘Compare Agora’ reposicionou a CEGÁS como um agente de transformação econômica, social e ambiental no Ceará. Nosso compromisso é distribuir gás canalizado, oferecendo soluções energéticas eficientes e seguras para o desenvolvimento sustentável do estado.”

 

CEGÁS apresenta soluções de eficiência energética no seminário “Cenários do Varejo 2025”

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) participou, na última sexta-feira (16), da 19ª edição do Cenários do Varejo, maior evento do setor no Ceará, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, com apoio da Faculdade CDL e da CDL Jovem. Realizado no teatro do Shopping RioMar Fortaleza, o seminário reuniu empresários, executivos e especialistas para debater o futuro do varejo, com foco em inovação, comportamento de consumo, tecnologia e sustentabilidade.

Representando a CEGÁS, o diretor Técnico e Comercial, Gustav Costa, apresentou as vantagens competitivas do gás natural encanado para o varejo, destacando sua contribuição para a eficiência operacional, economia financeira, segurança e redução de impactos ambientais. “Hoje, atender bem o consumidor também passa por ter uma operação contínua, limpa, segura e financeiramente eficiente. O gás natural encanado oferece exatamente isso”, afirmou Gustav.

Entre os principais pontos abordados, destacaram-se:

Economia de até 30% nos custos energéticos em comparação ao GLP;

Fornecimento contínuo e confiável, sem interrupções por falta de gás;

Maior segurança operacional, com eliminação dos riscos no manuseio de botijões;

Liberação de espaço físico, otimizando áreas antes ocupadas por estoques de gás;

Selo Verde de Sustentabilidade, com 15% de biometano na composição do gás distribuído.

A edição de 2025, que teve como tema “Varejo 360: Conectando experiência, tecnologia e sustentabilidade”, contou com a inscrição de mais de 1.000 participantes, que acompanharam uma programação intensa ao longo do dia. Entre os destaques estiveram as palestras de Marcos Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, Sandra Monteiro, Regiane Romano, Luis Justo, Ângelo Vieira Júnior e Renato Thomaz. Além disso, dois painéis temáticos discutiram as tendências do varejo global e o impacto da inteligência artificial no setor alimentar. O encerramento contou com show do cantor Marcos Lessa e coquetel no foyer do teatro.

O evento também foi oportunidade para o fortalecimento de parcerias institucionais. O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, ressaltou a colaboração da CEGÁS em iniciativas como o Natal de Luz. “A CDL busca parcerias com empresas que respeitem o meio ambiente e que sejam comprometidas com a sociedade. Encontramos isso na CEGÁS, que entrega um produto mais econômico e prático para os nossos associados”, afirmou.

Com sua participação no Cenários do Varejo 2025, a CEGÁS reforça seu papel como parceira estratégica do varejo cearense, oferecendo soluções energéticas modernas, sustentáveis e adaptadas às novas demandas de mercado. Durante o evento, a empresa também lançou uma oferta exclusiva aos participantes: bônus de até R$ 2.500,00 para adesão ao gás natural e entrega do Selo Verde de Sustentabilidade aos estabelecimentos que aderirem à rede de distribuição.