lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Gás Natural - FAQ PDF 
Qua, 13 de Setembro de 2017 00:00

 

 

 

 

O que é Gás Natural?


O Gás Natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que na temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso, com características adequadas para ser utilizado como combustível em instalações industriais, comerciais, residenciais e como matéria prima em indústrias químicas, siderúrgicas e de fertilizantes. Na natureza ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo e, também , associado ao petróleo.

 

Qual é a reserva e o consumo de Gás Natural no Brasil?


Com as recentes descobertas, a reserva total de gás natural do Brasil indica um volume de aproximadamente 630 bilhões de m³ de gás natural e o consumo médio de gás natural em é de cerca de 42 milhões de m³ por dia.

 

O Gás Natural como combustível causa danos ao meio ambiente?

 

Em todo o mundo, o gás natural é considerado um combustível ecologicamente correto, exatamente por sua característica de baixa emissão de poluentes, uma vez que sua queima é quase completa, tanto nos motores dos veículos como nos fornos e caldeiras industriais. Atualmente, as políticas de governo vêm incentivando sua adoção nas frotas de transporte coletivo, como forma de melhorar a qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.

 

Qual a extensão total do gasoduto Bolívia-Brasil e quais as informações principais sobre a obra?

 

O Gasoduto Bolívia-Brasil tem 3.150 km de extensão, sendo 2.593 no Brasil e 557 na Bolívia. Este empreendimento onera US$ 2 bilhões estando previsto um faturamento de US$ 762 milhões em 2004, quando estará operando a plena carga, ligando Santa Cruz de La Siera, na Bolívia a Porto Alegre, no R.G. do Sul, depois de passar por Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, atravessando 4 mil propriedades em 122 municípios. A obra utiliza tubulações de 32 polegadas de diâmetro, pesando 540 mil toneladas. O gerenciamento da construção e operação do gasoduto estão a cargo da TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil.

 

Onde se encontram as principais reservas brasileiras de Gás Natural?

 

Elas estão localizadas na Bacia de Campos (RJ), Bacia de Santos (SP) e Campos de Urucu e Juruá (AM).

 

Quais os dispositivos de segurança dos dutos existentes?

 

Os oleodutos, gasodutos e polidutos são construídos dentro das normas internacionais mais rigorosas. Em alguns casos as normas são superadas, como nas travessias de zonas urbanas, onde as medidas de segurança são redobradas. Os dutos são construídos com chapas que recebem vários tratamentos contra corrosão e passam por inspeções freqüentes, através de modernos equipamentos e monitoramento à distância. Entre os dispositivos de segurança estão válvulas de bloqueio, instaladas em vários intervalos das tubulações para impedir a passagem de produtos, em caso de anormalidades, preservando as condições naturais das áreas marginais.

 

Onde encontrar as faixas de tarifas praticadas pela CEGÁS?

 

As tarifas praticadas podem ser consultadas neste site. Clique aqui

 

Como é definida a tarifa do Gás Natural?

 

O valor da tarifa do Gás Natural segue o estabelecido no contrato de concessão firmado entre o Governo do Estado do Ceará e a CEGÁS. Segundo este contrato, a Tarifa Média Máxima Permitida corresponde ao custo de compra do gás acrescida da margem bruta de distribuição. Essa margem é definida anualmente, de acordo com o orçamento aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, com base numa avaliação de custos operacionais, investimentos e projeção de vendas.

 

Qual a diferença entre tarifa média máxima permitida e as tarifas praticadas pela Cegás?

 

A tarifa média praticada pela CEGÁS não pode ser superior à Tarifa Média Máxima Permitida. Para definir sua estrutura tarifária, a companhia levou em consideração o volume de gás a ser consumido e o risco existente. Por isso, para o segmento industrial, achou-se mais adequado estabelecer tarifas diferenciadas (TG1, TG2 e TG3), de acordo com o nível de comprometimento de pagamento mínimo do consumidor. Além disso, a CEGÁS oferece descontos em cascata, ou seja, quem consome mais paga uma tarifa média mais baixa.

 

Como e quando são reajustadas as tarifas de Gás Natural?

 

A companhia poderá reajustar seus preços sempre que ocorrer a majoração do custo de aquisição do Gás Natural, desde que a tarifa média não ultrapasse a Tarifa Média Máxima Permitida. A Tarifa Média Máxima Permitida é reajustada anualmente. Mas, caso ocorra algo que coloque em risco o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, a CEGÁS poderá solicitar ao Poder Concedente uma revisão tarifária, conforme previsto em contrato.

 

Quais são as principais aplicações do Gás Natural?

 

O gás natural é utilizado, após tratado e processado, em residências, no comércio, em indústrias e veículos. Nos países de clima frio, seu uso residencial e comercial é predominantemente para calefação de ambientes. Já no Brasil, seu uso residencial e comercial é na preparação de alimentos e aquecimento de água.

Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes, e como redutor siderúrgico na fabricação de aço. Na área de transportes, é utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool.

 

Porque o GN é mais seguro?


Por que em caso de vazamento, o GN por ser mais leve que o ar, facilita a dispersão para atmosfera não deixando que se acumule, não criando bolsões na parte inferior do recinto. Além disso, o Gás Natural precisa de uma temperatura superior a 600°C para entrar em combustão, bem acima do álcool, gasolina ou GLP.

 

O Gás Natural passa por processos de industrialização como outros derivados do petróleo?

 

O GN não passa por processos de industrialização, é consumido do modo como extraído da natureza.

 

Qual a contribuição ambiental do GN?

 

Produz menos dióxido de carbono em sua queima, contribuindo para diminuição do efeito estufa, portanto, ecologicamente mais correto.

 

Existe deterioração dos equipamentos com o uso do GN?

 

Bem menos do que com uso de qualquer outro combustível pois sua queima é mais limpa, não libera fuligens, aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo dràsticamente as manutenções.

 

Existem normas na fabricação de tubulações?

 

As construções das tubulações respeitam normas brasileiras (ABNT, NBR) e internacionais, dando mais segurança a população. Entidades como a CSPE – Comissão de Serviços Públicos de Energia, SMA – Secretaria do Meio Ambiente e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) acompanham o processo de construção e distribuição do GN.

 

Como se situa o Gás Natural nas estatísicas do Corpo de Bombeiros com relação ao GLP e Energia Elétrica?

 

O número de incidentes com o GN em comparação ao GLP e Energia Elétrica no Brasil e no mundo é praticamente nulo. Comprovadamente o gás natural é mais seguro.

 

Como o Gás Natural é extraído?

 

A partir de longas perfurações por meio de plataformas marítimas ou terrestres. O processamento inicia-se após a parte superior do poço, onde se separa o gás do petróleo, da água e de sedimentos. O gás é, então , tratado , comprimido e enviado para uma Unidade de Processamento de Gás Natural, a fim de se obter , além de outros derivados , um gás com excelente qualidade comercial.


 

Serviços

Agenda - Janeiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Companhia de Gás do Estado do Ceará - Av. Washington Soares, 55, 11º andar Edifício Empresarial Iguatemi, Bairro Cocó CEP. 60.811-341 Fortaleza-CE Brasil. Ver visualização no mapa

Fone: (85) 3266.6900, Call Center:0800 2800.069

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.