lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Cegás integra grupo que analisará viabilidade econômica de terminal de regaseificação no Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Cegás integra grupo que analisará viabilidade econômica de terminal de regaseificação no Ceará PDF 
Ter, 03 de Outubro de 2017 00:00

 

 

Grupo foi criado em reunião na Coréia do Sul

 

 

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, é um dos integrantes do grupo de trabalho criado na semana passada, na Coréia do Sul, para analisar a viabilidade econômica da implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, no Ceará.

 

O grupo contará ainda com a participação de dirigentes da Korea Gas Corporation (Kogas), da Ceará Portos, da Secretaria de Infraestrutura do Ceará e de dirigentes da Cegás. Na reunião ocorrida na sede da Kogás, em Daegu, foi definido que o grupo terá até o final do ano para elaborar um diagnóstico do empreendimento e esboçar sua viabilidade econômica.

 

"A ideia é que nós aprofundemos os estudos até o fim deste ano e termos o ano de 2018 para alinharmos as fontes de financiamento, as participações societárias e o modelo de operação do empreendimento", disse Figueirêdo.

 

Acompanhado do secretário estadual de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, Figueirêdo visitou ainda o terminal de GNL da cidade coreana de Incheon, operado pela Kogas e considerado o maior terminal do mundo neste segmento.

 

Em setembro do ano passado, o governo do Ceará e a Kogas assinaram um memorando de entendimento que deu início aos estudos para promover planejamento, concepção e execução de desenvolvimento do terminal de regaseificação onshore no Porto do Pecém.

 

O memorando prevê ainda a possibilidade do terminal importar GNL, além de transportar, desenvolver projetos de armazenamento e distribuição deste energético no território cearense, com o fim de reforçar o crescimento econômico do Estado e o acesso da população cearense à energia confiável e limpa.

 

A Kogas é considerada uma das líderes mundiais no negócio de planejamento, concepção, financiamento e operação de infraestrutura de logística de gás natural e já demonstrou confiança na viabilidade do desenvolvimento do terminal.

 

A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1992 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Cegás fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

 

Para o presidente da Cegás, O terminal será estratégico para o Estado do Ceará e para a Cegás. "A sua construção ampliará as fontes do GNL que abastece a Cegás e poderá ter impacto direto no barateamento do preço que chega ao consumidor cearense", disse Figueirêdo.

 

 

 

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, reuniu-se com dirigentes da Kogás na Coréia do Sul

 

 


 

 

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

 

Serviços

Agenda - Janeiro 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Companhia de Gás do Estado do Ceará - Av. Washington Soares, 55, 11º andar Edifício Empresarial Iguatemi, Bairro Cocó CEP. 60.811-341 Fortaleza-CE Brasil. Ver visualização no mapa

Fone: (85) 3266.6900, Call Center:0800 2800.069

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.