Cegás recebe dirigentes da Kogas para tratar da instalação de terminal de regaseificação no porto do Pecém

Cegás recebe dirigentes da Kogas para tratar da instalação de terminal de regaseificação no porto do Pecém

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Figueirêdo, recebeu nesta quinta-feira em Fortaleza dirigentes da Korea Gas Corporation (Kogas) para continuar as tratativas sobre a implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, no Ceará. Acompanhada de Figueirêdo e dos diretores da Cegás, Fábio Norcio e Fabrício Bomtempo, a equipe da Kogas visitou ontem (quarta-feira) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Em 2016, o governo do Ceará e a Kogas assinaram um memorando de entendimento que deu início aos estudos para promover planejamento, concepção e execução de desenvolvimento do terminal de regaseificação onshore no Porto do Pecém.

O memorando prevê ainda a possibilidade do terminal importar GNL, além de transportar, desenvolver projetos de armazenamento e distribuição deste energético no território cearense, com o fim de reforçar o crescimento econômico do Estado e o acesso da população cearense à energia confiável e limpa.

Em setembro passado, Figueirêdo esteve nas cidades de Incheon e Daegu, na Coréia do Sul, para uma série de reuniões com dirigentes da Kogas para avançar as negociações. Ele estava acompanhado do assessor de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antonio Balhmann. Ficou decidido a visita que os coreanos fazem a Fortaleza desde ontem. Hoje à tarde, eles visitaram ainda a ZPE.

A Kogas é considerada uma das líderes mundiais no negócio de planejamento, concepção, financiamento e operação de infraestrutura de logística de gás natural e já demonstrou confiança na viabilidade do desenvolvimento do terminal.

A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1992 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Cegás fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

 

*Foto: Dirigentes da Korea Gas Corporation (Kogas) e da Cegás se reuniram para continuar as tratativas sobre a implantação de um terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, no Ceará

 

Cegás inicia inscrições para o PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Veja aqui como fazer sua inscrição até o dia 30 de setembro

A Cegás inicia nesta sexta-feira dia 15 as inscrições para o PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, pela Internet, mediante preenchimento de Formulário de Inscrição, disponível para download nesta página. O referido formulário, devidamente preenchido, deverá ser enviado para o e-mail programaderesponsabilidade@cegas.com.br.

Será necessário anexar ao e-mail de inscrição, o documento de aprovação do projeto, na forma prevista na respectiva Lei de Incentivo Fiscal, em formato digital (PDF) e legível.

A descrição completa do projeto deverá ser a mais concisa possível, com as informações essenciais do projeto, limitada ao espaço pré-determinado no formulário.

Ao enviar a inscrição, o proponente estará emitindo sua concordância às condições previstas neste Regulamento.

Mais informações sobre o Programa Cegás de Responsabilidade Social você encontra no arquivo EDITAL DO PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, disponível para download nesta página.

 

Clique AQUI para baixar os arquivos do PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Cegás sedia reunião da Abegás para discutir agenda com distribuidoras do Nordeste

Encontro no Banco do Nordeste discutiu oportunidades de financiamento no setor de gás

Representantes de Companhias Distribuidoras Locais (CDLs) dos nove Estados do Nordeste e de Minas Gerais reuniram-se ontem em Fortaleza na sede da Companhia de  Gás do Ceará (Cegás) com o Gerente de Planejamento Estratégico e Competitividade da Abegás, Marcelo Mendonça, para definir uma agenda comum de trabalho.

Pela manhã, os dirigentes das CDLs reuniram-se com a cúpula do Banco do Nordeste para discutir oportunidades de financiamento e fomento de negócios com as distribuidoras de gás do Nordeste. O encontro se deu em forma de workshop, com reuniões coletivas e individuais de cada CDL com dirigentes do Banco do Nordeste.

“O encontro procurou identificar ações e produtos bancários que possam financiar o crescimento da infraestrutura das distribuidoras, bem como melhorar o acesso de consumidores às redes de gás, seja com o financiamento de equipamentos ou das obras de ligação”, disse Mendonça.

O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, disse que foi sugerido ao Banco do Nordeste a criação de uma linha de financiamento específica para a cadeia produtiva do gás, usando para isso recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).

“Além de financiar a expansão das distribuidoras, entendemos que o Banco do Nordeste pode atuar como instituição financiadora de equipamentos, máquinas e de todos os agentes envolvidos no acesso ao gás canalizado”, disse Figueirêdo.

Na reunião ocorrida à tarde, na sede da Cegás, os dirigentes das distribuidoras e a Abegás se concentraram em discutir formas de buscar uma sinergia em ações conjuntas que possam desenvolver e expandir o mercado de gás natural na região.

“A reunião foi muito produtiva e acredito que algumas de nossas deliberações vão ter impactos não apenas nas distribuidoras da região, mas também no mercado nacional do gás. São ações que visam fortalecer as distribuidoras e ampliar o consumo de gás em todos os segmentos da sociedade”, disse Mendonça.