Cegás assina primeiros contratos dentro do Programa de Geração de Negócios com a Indústria

Programa visa criar central de negócios com indústrias cearenses

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) assinou na última sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os primeiros contratos de adesão ao gás natural dentro do Programa de Geração de Negócios com a Indústria, promovido em parceria com o SEBRAE e FIEC.

Os contratos foram assinados com panificadoras que tinham participado do primeiro encontro do Programa de Geração de Negócios com a Indústria, ocorrido no dia 24 de agosto passado, também na sede da FIEC.

Na ocasião, o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, apresentou as oportunidades de negócios com o gás natural para empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan). Pela Cegás, participaram ainda o  Diretor Técnico e Comercial, Fabrício Bomtempo, e o gerente comercial, David Barbosa.

Na reunião da sexta passada, o gerente comercial, David Barbosa, expôs os benefícios econômicos, ambientais, operacionais e de segurança para um outro grupo de empresas filiadas ao Sindpan.

Essas reuniões fazem parte de uma estratégia da Cegás de articular parcerias com entidades de classe, o que possibilitou o maior estreitamento das relações entre a Cegás e as empresas do setor de panificação e confeitaria.

Figueirêdo ressaltou ainda que a iniciativa é importante para o desenvolvimento do Estado, na medida que gera negócios e dá a oportunidade para a Cegás se aproximar das indústrias com um serviço que pode reduzir custos e aumentar a competitividade das empresas.

Barbosa comemorou a assinatura dos primeiros contratos e afirmou que a Cegás já está negociando novos contratos com outras panificadoras. “As assinaturas dos contratos revelam que estamos no caminho certo. Acreditamos que as adesões tem um efeito multiplicador, já que estão participando do programa os panificadores que tem maior experiência de mobilização”, diz.

O presidente do Sindpan, Ângelo Nunes, declarou que muitas empresas associadas já tinham manifestado interesse em aderir ao gás natural, mas não tinham acesso à Cegás. “Agora vislumbramos chances reais de negócios”, ressaltou.

A articulação com o Sindpan foi uma experiência piloto e a expectativa é ampliar o programa atraindo todos os segmentos industriais dos sindicatos associados à FIEC. O programa contempla ainda a formação de centrais de negócios de empresas do setor industrial para a realização de compras conjuntas. No Ceará, já existem cinco centrais de negócios deste tipo criadas e outras duas em processo de criação.

(*) colaborou Thais de Melo Cunha

O gerente comercial da Cegás, David Barbosa, assina os primeiros contratos com

panificadores do Programa de Geração de Negócios com a Indústria na sede da FIEC.

CEGÁS realiza seminário sobre prevenção de acidentes com colaboradores da CAGECE

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) realizou hoje (sexta-feira) no auditório da CAGECE um seminário de difusão de técnicas para cuidados preventivos e necessários para minimizar os riscos com interferências nas instalações ou escavações de terceiros com relação à rede de gás canalizado.

Em 2017, a CEGÁS registrou dois acidentes em sua rede de gás canalizado que foram provocados por escavações indevidas de obras de terceiros.

O seminário faz parte de um projeto desenvolvido pela Gerência de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) e tem como meta orientar os Gestores e funcionários da CAGECE no sentido da adoção de medidas de preventivas nas obras próximas à rede de gás da CEGÁS.

O seminário contou com a participação de três palestrantes da CEGÁS, incluindo a gerente de GQSMS, Vanessa Ramos, o Gerente de Engenharia, Vanderlan Alencar, e pelo Coordenador de operação e manutenção II, Eduardo Pinheiro.

Na ocasião foram divulgadas as especificações para a convivência não conflitivas entre as rede de água e esgoto da CAGECE e a rede de gás da Cegás. As duas empresas combinaram realizar outro seminário até o final deste ano.

Diretorias da Mitsui e da Gaspetro visitam a Cegás

Os diretores da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Hiroki Toko (CEO) e Takuya Kawabe (COO), o diretor presidente da Gaspetro, Thomaz Coutinho, e o diretor operacional da Gaspetro, Luiz Celso Andrade, estiveram na Cegás na última quarta-feira em Fortaleza para uma visita institucional e conhecer os planos de expansão da empresa.

Os executivos foram recebidos pelo Diretor Presidente, Hugo Figueirêdo, pelo Diretor Administrativo e Financeiro, Fábio Norcio, e pelo Diretor Técnico e Comercial, Fabrício Bomtempo. Na passagem por Fortaleza, os executivos da Mitsui e da Gaspetro conheceram a nova sede da Cegás, que será inaugurada em outubro próximo, e detalhes do projeto da Usina de Biometano, que também será inaugurada ainda em 2017. Ao lado do Governo do Ceará, a Mitsui e a Gaspetro participam da composição acionária da Cegás.