Cegás lança edital para seleção de projetos beneficiados por leis de incentivo e anuncia a criação do ESPAÇO CEGÁS DE CULTURA em sua nova sede

As inscrições para o PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL são gratuitas e serão feitas de 15 a 30 de setembro no site www.cegas.com.br.

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Figueirêdo, lançou hoje a primeira edição do edital que selecionará projetos para o PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL e a criação do ESPAÇO CEGÁS DE CULTURA, que funcionará na nova sede da CEGÁS, na av. Washington Soares, 6475, no bairro José de Alencar, a ser inaugurada até o final deste ano.

A escolha dos projetos a serem patrocinados pelo PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL se dará em forma de seleção pública e foi criado pela CEGÁS com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 15 a 30 de setembro, diretamente no site da CEGÁS: www.cegas.com.br. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 01 de novembro de 2017.

“A CEGÁS entende que o apoio à cultura, ao esporte, ao meio ambiente e à promoção social são vetores importantes para o desenvolvimento do Ceará, ao mesmo tempo que vê o marketing cultural e esportivo como ferramentas para aproximar a empresa dos seus clientes e da sociedade cearense”, disse Figueirêdo.

O ESPAÇO CEGÁS DE CULTURA funcionará como equipamento de difusão da cultura e de divulgação da gastronomia. O equipamento contará com um auditório de 150 lugares, sala de treinamento e área para exposições de artes plásticas e fotografia.

Poderão ser inscritos no PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL projetos aprovados por leis de incentivo como a Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente,Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

“Objetivamos também garantir a aplicação de todo o potencial de recursos que a CEGÁS pode gerar por meio leis de incentivos federais no Ceará”, diz Figueirêdo.

Serão selecionados projetos que levem cultura e esporte ao maior número possível de comunidades e escolas públicas nos municípios do Estado do Ceará, priorizando onde a CEGÁS estiver com sua rede de distribuição e os projetos que possam ser abrigados no ESPAÇO CEGÁS DE CULTURA, em Fortaleza, bem como aqueles que se realizarem no período de 01/12/2017 a 31/12/2018.

Os projetos passarão pela análise de uma comissão constituída pela CEGÁS, além de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista. A seleção final será baseada na qualidade técnica do projeto, atendimento aos interesses da comunidade, viabilidade financeira e condições de sustentabilidade do projeto, além da potencialidade de consolidação da imagem da CEGÁS.

A CEGÁS é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1992 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a CEGÁS fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EDITAL PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

V Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste

Cegás promove V Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste

O evento acontece nos dias 19 e 20 de janeiro, no hotel Gran Marquise, e tem como principais eixos de discussão os projetos de biometano no Ceará.

Nesta semana, representantes das principais distribuidoras de gás natural do Brasil voltarão suas atenções para Fortaleza, mais especificamente para o segundo maior equipamento de tratamento de biogás do país: o Gás Natural Renovável, produzido a partir do Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc). Essa é a pauta matriz da quinta edição do Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste, que será realizado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás) nos dias 19 e 20 de janeiro, no Hotel Gran Marquise.

O evento contará com a participação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Natural Canalizado (Abegás), além das presenças dos dirigentes das empresas Algás, Bahiagás, Copergás, Potigás, SerGás, Gasmar e PbGás.

De acordo com ­­o presidente da Cegás, Antônio Cambraia, o investimento na usina de biometano desperta interesse em outras companhias por ser uma alternativa estratégica de reaproveitamento de resíduos sólidos e da queima e distribuição de um gás limpo. “O combustível renovável é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza. O biometano é compatível com as especificações do gás natural”, reforça.

O Asmoc recebe mais de 5 mil toneladas por dia de resíduos sólidos oriundos de Fortaleza e Caucaia. O equipamento vai possibilitar a retirada do gás metano da superfície do Aterro, produzindo até 150.000 m³ de biometano por dia.

Serviço

V Encontro Regional das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste

Dias: 19 e 20 de janeiro

Local: Hotel Gran Marquise

Programação

Dia 19/01

14:00 – Sessão de Abertura

14:30 – Projetos Biometano e Linha Tronco de Poliamida: visão comercial e tecnológica

Aloísio Arruda – Diretor Técnico e Comercial da Cegás

15:00 – A Usina de Biometano: conceito e impacto ambiental

Marcio Schittini – Representante da GNR Fortaleza

15:30 –  Biometano: base de dados e normatização

Gilberto Alvim e Ângelo Ohno – Representantes da ABNT

15:45 – Café

16:00 – Dutos de Poliamida: alternativa tecnológica

Daniel Demicoli – Representante da Evonik

16:30 – Uso da Poliamida em Sistemas de Tratamento do Biogás

Volker Wehber – Representante da Evonik

17:00 – Alerta: Acidente com GNV em Fortaleza

Aloísio Arruda – Diretor Técnico e Comercial da Cegás

17:30 – Encerramento dos Trabalhos

Antônio Cambraia – Presidente da Cegás

20:00 – Jantar de boas-vindas à Terra da Luz

Dia 20/01 – Visita à Usina de Biometano no ASMOC

09:00 – Visita guiada

11:00 – Retorno