ENGENHEIRO QUER AMPLIAR OFERTA DE GÁS NATURAL NO CEARÁ E PROTAGONISMO EM AÇÕES ESTRUTURANTES DA ECONOMIA DO ESTADO

O engenheiro Hugo Santana de Figueirêdo Junior tomou posse hoje às 9h30min como diretor presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), prometendo aumentar a rede de gás natural para os segmentos industrial, comercial e residencial e conclamando os funcionários para o desafio de transformar a empresa na melhor e mais eficiente concessionária de gás canalizado do Brasil.

“A Cegás é uma empresa relativamente nova, tem uma trajetória de efetiva colaboração para o desenvolvimento do Estado, já é um bom exemplo de parceria entre o setor público e privado, e tem tudo para se transformar numa referência de eficiência para todo o país”, disse Figueirêdo.

Figueirêdo vislumbra o protagonismo da Cegás em projetos estruturantes da economia do Ceará como o porto do Pecém, por meio do redimensionamento da planta de gaseificação do seu entorno, bem como contribuir para uma solução para a transferência do parque de tancagem de combustíveis do porto do Mucuripe para o do Pecém. “Além disso, queremos contribuir ativamente com as discussões do programa Gás para Crescer”, disse Figueirêdo, referindo- se ao projeto do governo federal que visa redefinir os parâmetros para o mercado de gás natural no país.

Ex-secretário de planejamento do Ceará, Figueirêdo é professor da Universidade Federal do Ceará,  doutor em Economia de Negócios pela Wageningen University (Holanda), mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Figueirêdo destacou ainda a alta qualificação técnica dos colaboradores da Cegás como um ativo importante da empresa, o que gera confiança na sociedade para conquistas futuras. “A Cegás tem atuado respeitando os mais rígidos padrões de segurança e qualidade, obedecendo os normativos e tem conseguido também dar um bom retorno financeiro aos seus acionistas”, disse.

O novo diretor presidente da Cegás ressaltou ainda o papel inovador da Empresa, com a produção de biometano na usina que está sendo construída no aterro sanitário de Caucaia. “Trata-se de um gás renovável, ambientalmente sustentável, fruto de um dos maiores projetos em curso no país e que deve aumentar em 20% a oferta de gás natural para consumo não térmico no Estado”, afirmou Figueirêdo.

A secretária de Justiça do Ceará, Socorro França, que representou o governador Camilo Santana, destacou as qualidades administrativas de Figueirêdo, frisando a sua participação decisiva no processo que fez do Ceará o Estado com melhor equilíbrio fiscal do país. O presidente do Iplanfor, Eudoro Santana, afirmou conhecer Figueirêdo desde sua infância e ressaltou que a formação profissional do engenheiro revelam que ele tem atributos para realizar um grande trabalho à frente da Cegás.

O diretor administrativo e financeiro da Cegás, Fabio Norcio, que acumulava a presidência da empresa até a posse de Figueirêdo, deu as boas vindas para o novo diretor presidente da Cegás. Compareceram ao evento o presidente da ARCE, Hélio Winston Leitão, em companhia de mais três conselheiros, o diretor da Cegás, Fabrício Bomtempo e os conselheiros da Cegás, Ricardo Araújo e Raimundo Bastos, representando a Mitsui, o ex-secretário adjunto de Planejamento, Carlos Eduardo Sobreira e colaboradores da Cegás.

Diretor presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo

O diretor presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, ao lados dos diretores Fabrício Bomtempo (esq) e Fabio Norcio (dir)

Funcionários, colaboradores e convidados da Cegás

Funcionários, colaboradores e convidados da Cegás

Funcionários, colaboradores e convidados da Cegás