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Sex, 11 de Maio de 2018 00:00

Reportagem do jornal O Povo mostra vantagens do Gás Natural Veicular


O texto traz depoimentos de clientes da Cegás e foi publicado no dia 10/05/2018


Plano B para gasolina cara


O que você precisa saber sobre o combustível que oferece como vantagem mais economia. Mas há poréns.

 



NA CAPITAL, cinco estabelecimentos estão homologados pelo Inmetro para instalar GNV


ALEX GOMES / ESPECIAL PARA O POVO Com o preço alto da gasolina, muitos motoristas estão optando pelo uso do Gás Natural Veicular (GNV) no carro, combustível mais em conta nos postos da cidade. Para receber o GNV, é preciso fazer a instalação de um kit de cilindros e alguns cuidados são fundamentais na instalação e manutenção do equipamento.


O motorista de aplicativo Roberto Martins já teve três carros e fez questão de instalar kit GNV em todos eles. No atual, um Voyage 2018, o motorista instalou o equipamento há cerca de três meses e diz já sentir o resultado positivo nas contas do fim do mês. “A lucratividade é muito boa e você tem uma autonomia muito maior. Você perde um pouco de potência, cerca de 10 a 15% menos, mas é insignificante comparado aos outros benefícios”, relata.

 

Roberto calcula rodar 200 km por dia e a redução mensal no consumo do veículo é de 50 a 60% em relação ao uso de gasolina. “Faço 120 km por dia com um tubo de gás, rodo com ar-condicionado direto e não dá problema. O carro roda muito melhor com gás, a caixa de marcha fica mais macia. Super recomendo”, diz.


Jardel Lima, técnico da MV Autos, explica que, apesar da maioria dos adeptos ao GNV serem motoristas de aplicativo e taxistas, clientes particulares, que usam para o próprio dia a dia, têm procurado bastante pela instalação dos kits. “Compensa principalmente para quem roda mais de 60 km por dia. Você tira o  investimento em torno de seis meses”, afirma Jardel. Segundo ele, a procura pela instalação do kit na empresa cresceu 30% de 2017 até maio de 2018, com cerca de 130 carros adaptados por mês.



Segundo Jardel, a maioria dos carros pode receber o equipamento, exceto alguns mais “frágeis”, como os importados. Ele explica que o desgaste pode vir mais rápido nesse tipo de veículo, como a quebra do coletor de admissão, peça responsável pelo fluxo de ar sugado pelos cilindros. “Carros populares são os melhores para instalar o GNV porque é uma mecânica simples, mais reforçada, o coletor de admissão é de plástico, mas é mais reforçado”, diz.

 

Há diferentes tipos de cilindro para se adequarem ao tamanho do carro. “Caso o cliente não queira mexer no sistema de mola e suspensão, o mais indicado é o cilindro de 15 m³ ou de 17 m³. Para carros menores, que tem um porta-mala pequeno, é indicado o de dois tubos de 7,5 m³ cada”, explica Adriana Ferreira, sócia-proprietária da FC Car.

 

A instalação de um kit convencional, o de 3ª geração, custa a partir de R$ 2.900 - o de 5ª geração, mais moderno, custa em média R$ 5.000. Em Fortaleza, são cinco estabelecimentos homologados pelo Inmetro para fazer a instalação. A manutenção é fundamental para garantir a vida útil do aparelho.

 

Jardel explica que a revisão do kit de 3ª geração deve ser feita a cada 50 mil quilômetros rodados, com a limpeza e a retirada de óleo do redutor. A manutenção do kit de 5ª geração precisa ser realizada a cada 30 mil quilômetros rodados. “Nesse, faz uma limpeza no filtro de ar, troca os cabos de vela, as velas de ignição e a bobina”, explica.

 

Outra dica sugerida pelo técnico é que, ao término do dia, o motorista procure rodar 2 km no combustível líquido e no início do dia também. “Isso para poder lubrificar os sistemas, para funcionar os bicos injetores e as bombas de combustível.” Segundo ele, o álcool é o melhor combustível para ser rodado junto ao GNV.


DICAS:

 

1 Procure oficinas homologadas pelo Inmetro para fazer a instalação do kit GNV

 

2 Antes e depois de utilizar o GNV ao longo do dia, procure rodar 2 km em combustível líquido para lubrificar os sistemas

 

3 Saia do carro e se afaste cerca de três metros enquanto é feito o abastecimento com o gás

 

4 Não abasteça até o limite de pressão do kit do seu carro. Apesar de ser feito para suportar o volume, isso pode diminuir a vida útil dele


 

GNV X GASOLINA


Economia

 

“Com um cilindro de 15 m³ (enchê-lo custa de R$ 35,00 a 38,00), ele vai rodar em torno de 140 a 150 km na cidade. Na estrada, ele pode chegar a 220 km”, afirma Adriana. Com o mesmo valor (R$ 35,00) de gasolina, dá para rodar cerca de 57 km, considerando o preço médio da gasolina em Fortaleza de R$ 4,29. “Com um litro de gasolina, ele consegue rodar sete km. Com 1 m³ de gás, nove km. A proporção sempre são dois números a mais. A economia rodando à gás chega a 40%”, completa Adriana.

 

O preço médio do GNV está em torno de R$ 3,17 em Fortaleza, sendo o maior valor médio do gás entre as capitais brasileiras, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

VANTAGENS:

 

1 O gás é um combustível mais limpo e evita o acúmulo de sujeira nos bicos injetores

 

2 A vida útil do óleo aumenta já que não há contaminação por resíduos de combustível líquido

 

3 A redução nos custos de abastecimento chega a 40% em comparação ao uso da gasolina

 

4 Com o gás, é possível rodar quase o dobro do que o valor possível com gasolina

 

DESVANTAGENS:

 

1 O veículo perde um pouco de potência devido ao peso do equipamento

 

2 Há perda no espaço do porta-mala por conta do tamanho dos cilindros

 

3 Não existe carro novo já apto a receber GNV: é preciso fazer instalação do equipamento, que varia de R$ 3.500 a R$ 5.000

 

4 Não é aconselhável instalar em carros importados, pela dificuldade de encontrar peças de adaptação e o desgaste ser mais rápido




LUAN CARVALHO

 

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