Chamada Pública para aquisição de gás natural no Nordeste recebe mais de 20 propostas

As distribuidoras de gás natural dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe alcançaram um resultado significativo na chamada pública para aquisição de gás natural. O prazo de entrega das propostas terminou na última sexta-feira (12/04). No total, a chamada recebeu 23 propostas, de nove players nacionais e internacionais, contemplando 38 modalidades de suprimentos.

Agora, as propostas recebidas serão encaminhadas para análise de aderência e conformidade ao edital de cada concessionária. Com a chamada pública coordenada, que reúne as distribuidoras Algás (Alagoas), Bahiagás (Bahia), Cegás (Ceará), PBgás (Paraíba), Copergás (Pernambuco), Potigás (Rio Grande do Norte) e Sergás (Sergipe), o objetivo é diversificar as fontes supridoras de gás
natural e buscar preços mais competitivos para obter condições mais favoráveis de desenvolvimento e competitividade às indústrias da região.

O resultado foi considerado histórico pelos dirigentes das sete concessionárias.“O resultado da chamada foi expressivo. Entre as regiões do País, o Nordeste é o que possui o maior mercado do setor fora do eixo Rio–São Paulo, o que atrai a atenção de grupos nacionais e internacionais da cadeia produtiva do gás natural. Com essa iniciativa, as distribuidoras reforçam ainda mais o seu papel de expansão das redes de distribuição, buscando atender cada vez mais consumidores a condições competitivas”, afirma o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo.
Para a chamada, as distribuidoras do Nordeste somam um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários do combustível.

Chamada pública coordenada na região Centro-Sul

Na região Centro-Sul do país, cujo volume potencial de aquisição é de 9,9 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, o resultado da chamada pública das distribuidoras também foi considerado um sucesso. O prazo de entrega das propostas terminou no dia 29 de março e foram recebidas 51 propostas, de 15 empresas diferentes. Dentre as empresas que apresentaram propostas para as empresas do Sul estão seis players globais, três comercializadoras, três de gás de síntese/renovável e três de gás natural liquefeito small scale.

Sobre a Abegás

Criada em 1990, a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil.
Tem como visão ser referência institucional na indústria do gás natural, representando os interesses do serviço de distribuição, agindo para proteger as concessões públicas, a garantia de suprimento e a ampliação do atendimento.

Em seus 28 anos de existência, a Abegás tem atuado para que ocorra a ampliação da oferta de gás natural no país, quer seja de produção nacional ou por meio de importação; no estímulo ao
fortalecimento das empresas distribuidoras de gás canalizado em todos os Estados da Federação;no intercâmbio e na cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades
e, bem como, na colaboração com órgãos do governo federal e dos governos estaduais naformulação de programas de desenvolvimento e fortalecimento da indústria brasileira do gás natural.

*da assessoria de imprensa da Abegás.

Notícias recentes

CEGÁS entrega Selo Verde para bares, hotéis e restaurantes filiados à Abrasel

por Paulo Mota

  A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) entregou hoje em almoço no Espaço CEGÁS de Cultura, em sua sede, […]

CONTINUE LENDO

CEGÁS entrega veículos movidos a gás natural para o governo do Ceará

por Paulo Mota

O Gás Natural Renovável (GNR), que agrega valor econômico e social, reforça o compromisso com o meio ambiente e responde […]

CONTINUE LENDO

CONCURSO PÚBLICO – CONVOCAÇÃO PARA ADMISSÃO

por Rondnei

CONCURSO PÚBLICO CONVOCAÇÃO PARA ADMISSÃO     O Presidente da Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS, no uso de […]

CONTINUE LENDO