CEGÁS inaugura Espaço CEGÁS de Cultura e lança edital para seleção de projetos do Programa CEGÁS de Responsabilidade Social

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) inaugura nesta segunda-feira, dia 19, às 17h, o Espaço CEGÁS de Cultura e lança o edital do Programa CEGÁS de Responsabilidade Social 2018, que selecionará projetos para as áreas de cultura, social, saúde e esportes com base nas leis federais de incentivo.

O equipamento contará com um auditório de 150 lugares, área para exposições, uma sala para treinamento e funcionará no andar térreo da sede da empresa, na av. Washington Soares, 6475, perto da Casa José de Alencar.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, diz que o Espaço CEGÁS de Cultura nasceu dentro de uma estratégia que visa aproximar a empresa de seus clientes e torná-la mais conhecida na sociedade cearense.

“Além disso, uma das missões da CEGÁS é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Ceará. Neste sentido, o apoio à cultura e a projetos sociais é estratégico”, diz Figueirêdo.

Na programação de inauguração, estão previstos um coquetel para convidados e a abertura da Exposição “Cante lá, que eu canto cá”, que será aberta ao público diariamente, de segunda a sexta, das 13h às 17h, até o dia 28 de fevereiro.

Com curadoria de Carlos Macedo, responsável pela Pinacoteca do Ceará, a exposição de abertura é uma referência direta a um poema de Patativa do Assaré e reúne uma mostra de obras de clássicos das artes plásticas cearenses, pertencentes ao acervo da Secretaria de Cultura do Ceará.

Dentre eles, destacam-se Raimundo Cela, Aldemir Martins, Chico da Silva, Altair, Bosco Lisboa, Antunys, J. Fernandes, Afonso Lopes, Mateus, Cairo, Sol, Ciça e Manoel Graciano.

“As obras destes autores têm estreita ligação com a iconografia inaugurada por Raimundo Cela, e ainda, com os nossos hábitos e paisagens. A vendedora de pote, o interior da casa sertaneja, a marinha, o galo, o pescador fazendo um samburá, os insetos, tudo, tudo nos remete ao que temos como origem”, diz Macedo.

Segundo Macedo, o espírito da exposição busca “ainda o interior de nós mesmos, bem como ao de nós outros. Assim, o contraponto originalmente dicotômico do “Cante lá, que eu canto cá” assume uma pluralidade que foge ao cálculo e resulta nas mais diferentes formas de cantar a mesma canção, a canção de ser sertanejo-cearense, com a inabalável vocação para ser universal”.

A gestão do Espaço CEGÁS de Cultura será de responsabilidade da Assessoria de Comunicação e Marketing da empresa, que é gerenciada pelo jornalista Paulo Mota. Com experiência na implantação de centros culturais e editais no Banco do Nordeste, Mota diz que o equipamento será um espaço para a difusão da produção cultural cearense e uma alternativa de lazer para uma região densamente habitada de Fortaleza.

“Com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará, estamos fechando parcerias com o Cine São Luiz e com o Instituto Dragão do Mar para realizar ações nas áreas do audiovisual e da formação de mão de obra cultural. A ideia é funcionarmos também como um cine clube”, disse Mota.

Programa CEGÁS de Responsabilidade Social

A escolha dos projetos a serem patrocinados pelo Programa CEGÁS de Responsabilidade Social se dará em forma de seleção pública e foi criado pela CEGÁS com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 20/11 a 5/12, diretamente no site da CEGÁS: www.cegas.com.br. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 01 de fevereiro de 2019.

Os projetos passarão pela análise de uma comissão constituída pela CEGÁS, além de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista. A seleção final será baseada na qualidade técnica do projeto, atendimento aos interesses da comunidade, viabilidade financeira e condições de sustentabilidade do projeto, além da potencialidade de consolidação da imagem da CEGÁS.

Poderão ser inscritos no Programa CEGÁS de Responsabilidade Social projetos aprovados por leis de incentivo como a Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

Serão selecionados projetos que levem cultura e esporte ao maior número possível de comunidades e escolas públicas nos municípios do Estado do Ceará, priorizando onde a CEGÁS estiver com sua rede de distribuição e os projetos que possam ser abrigados no Espaço CEGÁS de Cultura, em Fortaleza, bem como aqueles que se realizarem no período de 11/02 a 31/12/2019.

 

EDITAL-PROGRAMA-CEGÁS-DE-RESPONSABILIDADE-SOCIAL-2019

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CEGÁS 2019

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing

E-mail: paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

Notícias recentes

CEGÁS ganha o Selo Ouro da Secretaria de Cultura do Ceará por ações de apoio ao desenvolvimento da cultura cearense

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) ganhou a categoria ouro do Selo de Responsabilidade Cultural 2018, destinado ao reconhecimento […]

CONTINUE LENDO

Espaço CEGÁS de Cultura abre com mostra de clássicos da pintura cearense

por Paulo Mota

                    Obras de Raimundo Cela e Aldemir Martins estão expostas no […]

CONTINUE LENDO

Seminário avança na discussão sobre o uso de Biogás em transportes urbanos

por Paulo Mota

Foto: ASCOM CEGÁS A discussão sobre como implementar uma logística sustentável para os transportes urbanos em Fortaleza marcou a abertura […]

CONTINUE LENDO