CEGÁS e Cine Ceará apresentam filmes de cinema de animação realizados por alunos de escolas públicas.

Estudantes de escolas públicas em oficina de cinema
Imagem: Assessoria Cine Ceará

Alunos de três escolas públicas de Fortaleza participaram de um novo projeto de audiovisual realizado pelo Cine Ceará, em parceria com Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS). Trata-se da Oficina de Cinema de Animação Cine Ceará/Cegás, fruto de um projeto aprovado pelo PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Meio Ambiente e Gastronomia foram os temas escolhidos para a atividade. Este é o primeiro programa na área do cinema de animação da CEGÁS, que inaugurou no ano passado o Espaço CEGÁS de Cultura. O espaço conta com um auditório de 150 lugares, área para exposições, uma sala para treinamento e funciona no andar térreo da sede da empresa, na av. Washington Soares, 6475, perto da Casa José de Alencar.

Foram três oficinas, cada uma realizada na própria escola dos participantes, durante três dias, totalizando 9 horas/aula. As atividades aconteceram na Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Iracema e na E.E.M Professora Tecla Ferreira, localizadas no entorno da sede da Cegás no bairro José de Alencar.

No total, 60 jovens, sendo 20 de cada escola, tiveram pela primeira vez a oportunidade de participar de uma capacitação técnica, artística e profissional, em animação. As aulas foram conduzidas pelo cineasta Telmo Carvalho, professor do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A primeira aula foi introdutória no assunto, abordando o que é animação, como se produz quadro a quadro. “Falamos um pouco do tema ‘Meio Ambiente e Gastronomia’ e os alunos já criaram as ideias em grupos”, explica Telmo.

No segundo dia, as ideias foram transformadas em roteiro e os alunos fizeram a animação propriamente dita, ou seja, partiram para a etapa dos desenhos e da pintura. A terceira aula foi dedicada à filmagem dos desenhos. “Para isso, levamos o equipamento, que chamamos de truca. É uma câmera ligada ao notebook e tem um programa que faz a captura quadro a quadro”, explica.

Segundo Telmo Carvalho, durante os três dias de atividade em cada oficina, os alunos foram distribuídos nas funções conforme a aptidão de cada um. “A gente identificou quem tem mais habilidade para o desenho, para a arte, tem os que são mais técnicos, outros mais ligados à fotografia, então acaba havendo uma divisão entre eles nas funções de animação, arte final e filmagem”.

Encerrada cada oficina, a equipe do NUCA edita o material filmado de cada oficina, insere uma música e finaliza os três filmes, com duração de 15 a 30 segundos cada. Os três foram gravados em DVD.

A escolha dos projetos patrocinados pelo PROGRAMA CEGÁS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ocorre anualmente e se dá em forma de seleção pública. O programa foi criado pela CEGÁS com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

“A CEGÁS reafirma que o apoio à cultura, ao esporte e à promoção social são importantes para o desenvolvimento do Ceará, ao mesmo tempo que vê o marketing cultural e esportivo como ferramentas para aproximar a empresa dos seus clientes e da sociedade cearense”, disse Hugo Figueirêdo, presidente da CEGÁS .

A seleção foi baseada na qualidade técnica , atendimento aos interesses da comunidade, viabilidade financeira e condições de sustentabilidade do projeto, além da potencialidade de consolidação da imagem da CEGÁS.

A CEGÁS é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1994 com o objetivo de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a CEGÁS fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

Click nos links abaixo para ver os filmes:

Cegás lago poluído
Cegás consciência ambiental
Cegás cuscuzland
Cegás garrafa mágica
Cegás lixeira
Cegás mata
Cegás rapadura
Cegás revolta do coqueiro
Cegás baião com ovo

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing

E-mail: paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924  Cel: 085 98902.5661

*em parceria com a assessoria de imprensa do Cine Ceará

Notícias recentes

CEGÁS encerrou 2018 com recordes históricos de consumo na maioria dos segmentos de distribuição no Estado

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) encerrou o ano de 2018 com um volume médio de gás natural comercializado, […]

CONTINUE LENDO

Programa Mais Você, da Rede Globo, veicula reportagem sobre o GNR distribuído pela CEGÁS

por Paulo Mota

A TV Globo veiculou hoje no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, uma reportagem sobre a distribuição de […]

CONTINUE LENDO

Tendências e novas parcerias para o mercado de gás natural são debatidas em reunião da ABEGÁS

por Paulo Mota

As tendências do mercado brasileiro e novas parcerias para o segmento de gás natural foram alguns dos temas debatidos em […]

CONTINUE LENDO