CEGÁS doa R$ 200 mil para a compra de equipamentos em hospitais de combate ao coronavírus

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) assinou contrato hoje com INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR (ISGH), em que realiza a doação de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais)  para a compra de equipamentos a serem usados nos hospitais de referência que atendem pacientes infectados pelo coronavírus (COVID-19) no Ceará.

A doação deve ser aplicada exclusivamente para aquisição de: a) respiradores e demais equipamentos médicos hospitalares, b) equipamentos de proteção individual (EPI), c) testes para detecção de COVID-19, e d) outros insumos a serem utilizados na higiene e segurança da saúde dos profissionais que trabalham nos Hospitais de Referência no tratamento de pacientes com coronavírus no Estado do Ceará, atualmente sob a gestão do ISGH, quais sejam: Hospital Regional do Cariri – HRC, Hospital Regional Norte – HRN e Hospital Regional do Sertão Central – HRSC, localizados no interior do Estado, e o Hospital Leonardo da Vinci, localizado na capital.

Como é de conhecimento público, no dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2.

Para enfrentar essa situação, medidas de contenção à proliferação do vírus continuam sendo decretadas e monitoradas pelos poderes públicos, tendo o Estado do Ceará emitido diversos decretos. No último deles, foram adotadas ações mais rígidas para o controle da doença.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, ressalta que o entendimento da diretoria da companhia é que, diante desse quadro de regime de exceção, a mobilização e solidariedade das pessoas e entidades detentoras de mais estabilidade financeira é importante para aquisição de equipamentos para o sistema de saúde, o qual se noticia à beira do colapso, aumentando o sofrimento de pessoas e o risco de possíveis óbitos.

“Nossa diretoria decidiu por unanimidade fazer dessa doação um gesto concreto de solidariedade às vítimas do coronavírus”, disse Figueirêdo.

O presidente do ISGH, Flávio Deulefeu, agradeceu a doação e afirmou que o gesto salvará vidas. “Agradecemos a doação ofertada pela CEGÁS, que pelo gesto solidário, além demonstrar sua grandeza na responsabilidade social para com a sociedade cearense, permitirá e proporcionará, por meio deste gesto solidário, a oportunidade para salvar vidas”, disse.

Segundo Figueirêdo, como a distribuição de gás natural é considerada uma atividade essencial para sociedade, a CEGÁS continua trabalhando, seguindo estritamente as normas de segurança com os seus colaboradores e fornecedores.

“Nosso esforço é para que, nesse momento, as pessoas possam ficar nas suas casas com conforto, saúde e segurança e que leitos e máquinas continuem com a energia do nosso gás. Trata-se de um insumo estratégico para hospitais, indústrias, serviços de alimentação e residências”, disse.

Em março, a CEGÁS criou uma força tarefa, trabalhou dia e noite e conseguiu levar gás natural canalizado para o hospital Leonardo da Vinci, na Aldeota, que começou a funcionar dia 22, dispondo de 230 leitos e 30 leitos de UTI para atender pacientes portadores do coronavírus no Estado.

Estão em estágio final de execução as obras que levará gás natural aos hospitais Batista e Fernandes Távora.

A CEGÁS decidiu ainda intensificar a obra que vai levar gás natural canalizado para as indústrias Fresenius Kabi e Relife, na Região Metropolitana de Fortaleza, que desenvolvem atividades voltadas de forma direta ou indireta ao combate do coronavírus (COVID-19).

A CEGÁS é uma empresa de economia mista e iniciou suas operações em 1994 com a missão de fornecer gás natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a CEGÁS fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.

Além de ser mais econômico, seguro, limpo e confortável do que os demais energéticos, já que o seu fornecimento é contínuo, cerca de 15% do gás distribuído pela CEGÁS é totalmente renovável e é gerado pelo biogás produzido no aterro de lixo da Região Metropolitana de Fortaleza.

A doação para ISGH foi formalizada com contrato entre as duas partes, com previsão da devida prestação de contas da utilização dos recursos doados após a execução do seu objeto.

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing da Cegás

E-mail:   paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

 

 

 

 

Notícias recentes

CEGÁS reduz tarifas do gás natural canalizado em até 9,77%

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) reduzirá, a partir do dia 1º de agosto, as tarifas do gás natural […]

CONTINUE LENDO

CEGÁS recebe doação de 100 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da Cruz Vermelha

por ASCOM

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) recebeu da Cruz Vermelha, na manhã de hoje, a doação de 100 kits […]

CONTINUE LENDO

CEGÁS retoma trabalho presencial em sua sede

por Paulo Mota

Após 98 dias de teletrabalho, a Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) retomou hoje as atividades presenciais na sua sede, […]

CONTINUE LENDO