CEGÁS apresenta vantagens do gás natural no Seminário Agrosetores Ceará

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Figueirêdo, fez palestra hoje sobre as vantagens do gás natural no agronegócio durante o 2º Seminário AGROSETORES Ceará, que ocorre hoje e amanhã, no auditório do Espaço CEGÁS de Cultura.

Figueirêdo ressaltou que o gás natural desempenha papel relevante em diferentes etapas da cadeia produtiva do agronegócio. “Na etapa de produção, por exemplo, o gás natural é usado como energético em granjas e na fruticultura. E é utilizado também no processo de produção de empresas de ração, laticínios, fertilizantes e pescado. Além disso, pode ser o combustível dos usuários de serviço de transportes com automóveis leves e pesados”, disse Figueirêdo.

O presidente da CEGÁS definiu o gás natural como o “combustível do desenvolvimento do Ceará”, destacando a sua competitividade e capacidade de atrair investidores estruturantes das cadeias produtivas do Estado.

“Além dos benefícios econômicos, o uso do gás natural proporciona ganhos ambientais e logísticos como instalações mais compactas, ausência de estoques, fornecimento contínuo, pagamento após o consumo, maior segurança e menor impacto ambiental”, disse.

Figueirêdo destacou também que o uso do Gás Natural Renovável (GNR) pela CEGÁS revelou-se como uma experiência competitiva e sustentável, com impactos positivos em toda a cadeia produtiva do gás natural. “Ampliamos a segurança de suprimento e competitividade no preço, pelo aumento no número de fornecedores de Gás Natural”, disse Figueirêdo.

Desde maio do ano passado, a CEGÁS tornou-se a primeira distribuidora do Brasil a injetar na sua rede de gasodutos o GNR. Obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição do lixo do aterro da Região Metropolitana de Fortaleza, o GNR já está sendo entregue a todos os clientes residenciais, comerciais, industriais e veiculares.

No dia 1 de outubro passado, a CEGÁS e a GNR Fortaleza assinaram contrato para ampliar a oferta de Gás Natural Renovável no Ceará (GNR) em 20%. Pelo contrato, a GNR Fortaleza se comprometeu a aumentar sua produção de GNR de 75 mil metros cúbicos para 90 mil metros cúbicos diários.  Com isso, a participação de GNR no total de gás natural distribuído pela CEGÁS cresce dos cerca de 15% atuais para 17%.

Atualmente, a Ceará tem uma das maiores participações de GNR no volume de gás distribuído no mundo. Em países desenvolvidos como a França e o Japão, este índice é inferior a 5%. Na Suécia, o percentual é de 12%.

Segundo Figueirêdo, há outras oportunidades de aproveitamento de biogás no Ceará, com escalas e modelos de negócios distintos a serem explorados com segurança em algumas regiões metropolitanas do Estado, como Sobral, Cariri e Limoeiro do Norte.

O 2º Seminário AGROSETORES Ceará foi aberto às 10h com uma palestra sobre o Plano de Ações para o Desenvolvimento do Agronegócio Cearense, proferida por Francisco de Queiroz Maia Jr., Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho – SEDET do Ceará.

Durante os dois dias, o evento se propõe a apresentar um panorama do setor agropecuário cearense através das câmaras setoriais e temáticas voltadas para o agronegócio e estabelecidas na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE.

O Estado do Ceará iniciou sua experiência resgatando a ideia mais abrangente das câmaras como fóruns de debate, lugar de reivindicações do empresariado, formulação de políticas estratégicas para setores e temas específicos, com a instalação de câmaras setoriais funcionando como apoio às ações de desenvolvimento econômico do Estado.

 

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing da Cegás

E-mail:   paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

 

Notícias recentes

CEGÁS e Funcap apresentam resultado de andamento de pesquisas em P&D

por Paulo Mota

Um grupo de pesquisadores apresentou na manhã de quarta-feira, dia 27/11, no Auditório do Espaço CEGÁS de Cultura, o resultado do […]

CONTINUE LENDO

Programa CEGÁS de Responsabilidade Social divulga projetos escolhidos em sua terceira edição

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) divulgou hoje o resultado da terceira edição do edital que selecionou projetos para […]

CONTINUE LENDO

CEGÁS APRESENTA VANTAGENS DO GÁS NATURAL NA ENTREGA DO PRÊMIO CONDOMÍNIOS 2019

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) apresentou as vantagens do gás natural canalizado para residências durante a entrega do […]

CONTINUE LENDO