CEGÁS abre 70ª edição do Salão de Abril com sessão de arte para colaboradores

Os presidentes do Instituto Iracema, Davi Gomes, e da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, ao lado do secretário de cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, e Herbert Rolim, curador da mostra. 

 

A 70ª edição do Salão de Abril foi aberta hoje às 8h15, no Espaço CEGÁS de Cultura, numa sessão especial para colaboradores da Companhia de Gás Ceará (CEGÁS). A abertura para o público externo ocorrerá amanhã às 15h30 com palestra, exposição e um coquetel.

O Salão de Abril é considerado o principal salão de artes do Ceará e comemora 70 edições em 2019, em 76 anos de existência, fazendo uma homenagem aos artistas Estrigas e Nice Firmeza. Neste ano, Estrigas comemoraria 100 anos de idade.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, saudou os organizadores do evento e colaboradores da empresa, manifestando seu contentamento com aquele momento. “É muito gratificante ver a CEGÁS participar do circuito do Salão de Abril. Além de estarmos apoiando a cultura, é uma oportunidade para aproximar ainda mais nossa empresa da sociedade”, disse. O diretor Administrativo e Financeiro da CEGÁS, Fábio Norcio, também participou da abertura.

O Salão de Abril é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI). O Secretário de Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, destacou o aspecto itinerante da mostra e a parceria com a CEGÁS. “É muito bom ver uma empresa como a CEGÁS investindo em cultura e envolvendo seus colaboradores nisso”, disse.

O artista plástico Herbert Rolim, um dos curadores da mostra, destacou a qualidade artística das obras. “Selecionamos 30 obras dentro de um universo de mais de 600 inscritas, não foi fácil, mas estamos extremamente satisfeitos com a qualidade. São obras que têm perfil para participar de qualquer mostra nacional ou internacional, “disse.

No Espaço CEGÁS de Cultura, estão expostas as obras “Meninos e revólveres” (Gravura), de Gustavo Diógenes; “Microscopia para Hamilton Monteiro” (Instalação), de Isabella Monteiro; “Brazil ou Síndrome do pequeno poder” (Instalação), de Johta; “Do Lugar Onde Falamos” (Instalação), de Júlio Lira; “Tem que sair” (Fotografia), de Júnior Pimenta; “Genealogia” (Videoarte), de Rogê; “Pinturas para a Guerra” (Instalação), de Terroristas del Amor; “Arquipélago” (Instalação), de Thadeu Dias; e “Concerto Intermitente” (Instalação), de Waléria Américo.

O evento de abertura para o público externo contará ainda com palestra de Celina Hissa, designer e criadora da marca de bolsas artesanais Catarina Mina, parte da programação formativa do salão. Haverá também um coquetel e a presença do DJ Guga de Castro. Nesse espaço, a mostra ficará aberta à visitação do público até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Nesta edição, cinco locais recebem as obras contempladas no Salão de Abril, em datas de abertura escalonadas. A abertura oficial ocorreu no dia 27 de abril, no Minimuseu Firmeza. Entre os locais oficiais, que recebem as obras, ainda estão a Sem Título Arte, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, o Espaço Cegás de Cultura e o Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (abertura no dia 25 de maio).

Confira a programação completa no site:

https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/Cultura/Programa%C3%A7%C3%A3o_70_salao_de_abril.pdf

 

Serviço

Abertura do Salão de Abril no Espaço Cegás de Cultura

Data: Quinta-feira (16/05)
Horário: 15h30
Horário de visitação do espaço: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Local: Av. Washington Soares, 6475, José de Alencar
Contato: 85 3266-6900

 

Programação Formativa

O Bordado na Arte Contemporânea

Mediadora: Jacqueline Medeiros
Palestra com Celina Hissa (CE) – designer e criadora da marca de bolsas artesanais Catarina Mina.
Data: Quinta-feira (16/05)
Horário: 15h30
Local: Av. Washington Soares, 6475 – José de Alencar

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing da Cegás

E-mail:   paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924

Cel: 085 98902.5661

*colaborou a assessoria de imprensa da Secultfor

Notícias recentes

Presidente da CEGÁS faz palestra na Fundação Getúlio Vargas

por Paulo Mota

O presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Figueirêdo, foi um dos palestrantes do seminário Atração de Investimentos […]

CONTINUE LENDO

Companhia de Gás do Ceará convoca mais um aprovado em seu último concurso público

por Rondnei

CONCURSO PÚBLICO   CONVOCAÇÃO PARA ADMISSÃO   O Presidente da Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS, no uso de […]

CONTINUE LENDO

CEGÁS divulga gás natural no Festival Brasil Sabor

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) é uma das patrocinadoras do maior festival gastronômico do país, o Festival Brasil […]

CONTINUE LENDO