CEGÁS ganha o Selo Ouro da Secretaria de Cultura do Ceará por ações de apoio ao desenvolvimento da cultura cearense

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) ganhou a categoria ouro do Selo de Responsabilidade Cultural 2018, destinado ao reconhecimento de empresas que comprovadamente implementam ou incentivam programas, projetos e ações voltados para o desenvolvimento cultural do Estado do Ceará.

A premiação é conferida pela Secretaria de Cultura do Ceará e será entregue em solenidade no Teatro José de Alencar no próximo dia 17 de dezembro. “O Selo de Responsabilidade Cultural é garantido por uma lei de 2003 (Lei Estadual nº 13.426). Ele reconhece empresas e instituições culturais que apoiam, realizam e promovem a cultura no Ceará, seja diretamente ou por meio de leis de incentivo, como a Lei Rouanet e a Lei do Mecenato Estadual. Nós retomamos esse Selo numa estratégia de fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com relação ao Fundo Estadual de Cultura, ao Mecenato, para que possa qualificar e estimular as empresas e instituições da sociedade civil a ampliar suas ações de responsabilidade cultural”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

A ação tem também por objetivo incentivar práticas de responsabilidade cultural em empresas e organizações com operações no Ceará, além de incentivar as instituições públicas e privadas a projetos culturais por meio do Fundo Estadual de Cultura, o Mecenato Estadual e outras fontes de financiamento, contribuindo com o alcance das metas do Plano Estadual de Cultura e reconhecendo políticas públicas culturais exitosas implementadas por prefeituras municipais do Ceará.

Programa CEGÁS de Responsabilidade Social

A CEGÁS concorreu na premiação da Secult com o Programa CEGÁS de Responsabilidade Social, instituído no ano passado, em forma de seleção pública, com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes, meio ambiente e saúde.

No ano passado, 57 projetos foram inscritos e foram selecionados 12. Puderam ser inscritos projetos aprovados por leis de incentivo como a Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente,Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, considerou a premiação como um incentivo a uma estratégia que visa tornar a Companhia numa peça importante no desenvolvimento sustentável do Estado. “Além do marketing cultural ser uma ferramenta importante para a imagem da CEGÁS, o apoio à cultura é estratégico para o projeto de desenvolvimento econômico e social do Ceará, que está na missão da CEGÁS”, disse.

Mais sobre o Selo de Responsabilidade Cultural

O Selo de Responsabilidade Cultura surge para fortalecer o Sistema Estadual da Cultura, instituído pela Lei Nº 13.811/2006. A entrega do Selo em 2018 alinha-se às diretrizes, objetivos e metas do Plano Estadual da Cultura, instituído Lei 16.026/2016.

Para participar do processo de convocatória do Selo de Responsabilidade Cultural 2018, as instituições se candidataram ao selo nas categorias Empresarial, Institucional e Governamental. Somente pessoas jurídicas que tenham programas, projetos ou ações de promoção ou apoio a cultura desenvolvidos no Estado do Ceará puderam participar.

 

 

Paulo Mota

Assessor de Comunicação e Marketing da CEGÁS

E-mail:   paulo.mota@cegas.com.br

Tel: 085 3266-6924            Cel: 085 98902.5661

 

 

 

Notícias recentes

Espaço CEGÁS de Cultura recebe a exposição “Mulheres Entrelaçadas”, com pinturas bordadas à mão

por Sicília Regadas

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) apresentou ontem, dia 21, no Espaço CEGÁS de Cultura, a exposição “Mulheres Entrelaçadas”. […]

CONTINUE LENDO

Ceará testa mistura de biogás para aumentar uso em todo o país

por Paulo Mota

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) e a GNR Fortaleza, usina de biometano fruto da parceria entre as empresas […]

CONTINUE LENDO

Companhias do Nordeste debatem desafios do mercado de gás na região

por Eloá Vieira de Macedo

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) recebeu hoje, dia 7, no Seara Hotel, dirigentes e colaboradores das companhias de […]

CONTINUE LENDO